PS venceu eleições europeias em Celorico da Beira e Bloco duplicou número de votos

O Partido Socialista venceu as eleições europeias no concelho de Celorico da Beira. Os socialista conseguiram somar 817 votos, contra 741 do PSD. A grande surpresa foi o Bloco de esquerda que em relação às últimas eleições europeias conseguiu mais do que duplicar a votação, passando de 64 votos para 141. Outro valor a destacar é a abstenção que superou a média nacional atingindo os 71 por cento, o que significa que em cada dez eleitores inscritos votaram menos de três.

Resultados totais no concelho

O líder da concelhia socialista, José Albano, agradeceu ao concelho e considerou que esta foi uma vitória que contribuiu para “a vitória do PS nacional”. O vereador socialista na Câmara Municipal mostrou-se, porém, preocupado com a elevada a abstenção e considera que é necessário “introduzir estratégias para a combater, mormente explicando às pessoas, para que servem estas eleições, o que mais uma vez não aconteceu”, referiu antes de felicitar o ex-presidente da Câmara Municipal da Guarda “Álvaro Amaro, candidato do PSD, pela sua eleição e novas funções de deputado Europeu”.

A Comissão Política de Secção do PSD, por seu lado felicitou o PS pela vitória e forma especial “Álvaro Amaro pela sua eleição assim como todos aqueles que nas listas do PSD foram, nas urnas, sufragados”. Os sociais-democratas celoricences pretendem que, depois de terminada esta eleição, “todos unam esforços no sentido” de se construir um País mais justo, próspero e solidário”.

Em termos de freguesias o PS ganhou em 11, contra quatro do PSD, tendo-se registado um empate na Carrapichana com 25 votos para cada um dos partidos.

Resultados por freguesia