Protecção civil alerta para risco de incêndios no fim-de-semana

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou hoje que o fim-de-semana, e até terça-feira, vai existir um aumento dos índices de risco de incêndio, em especial na região do Algarve, Alentejo e interior (Norte e Centro), devido às temperaturas muito altas, que podem chegar aos 35º graus de máxima em algumas regiões. O vento, por vezes forte, também aumenta os problemas.

O alerta surge na sequência da previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que aponta a partir de este sábado uma “expressiva alteração do quadro meteorológico”, o qual se deve prolongar até à próxima terça-feira (dia 14), caracterizado por uma subida da temperatura máxima, com valores de temperatura acima do habitual para esta época do ano, (30 a 35 ºC).

Além disso, a humidade relativa do ar será inferior a 30 por cento na generalidade do território do continente, durante a tarde, verificando-se uma fraca recuperação da humidade durante a noite. A juntar ao calor, é ainda esperado vento do quadrante Leste, por vezes forte (até 45 km/h) a partir de dia 12, em especial na região do Algarve, com possibilidade de rajadas.