Presépio gigante do Sabugal beneficia estabelecimento comercial de Celorico da Beira

A cidade do Sabugal volta a ter este ano um presépio gigante que ocupa cerca de 1.100 metros quadrados de área e que é construído com mais de 500 toneladas de troncos de castanheiros e é considerado pela organização como o maior do país. O presépio, construído pela Câmara Municipal, instalado no largo da Fonte, no centro daquela cidade do distrito da Guarda, está a atrair visitantes que, pelo caminho, visitam Folgosinho e realizam uma paragem para retemperar forças, em Celorico da Beira, em particular no Snack Bar 2000, mais conhecido por Repsol.

No domingo, logo pela manhã, o responsável daquela empresa teve de convocar praticamente todos os funcionários para atender cerca de 500 pessoas que se deslocavam em nove autocarros. “Já é habitual efectuarmos este tipo de serviço e somos avisados com uma semana de antecedência, caso contrário seria impossível ter a logística necessária para servir com qualidade tanta gente”, explica Paulo Caetano que viu o seu estabelecimento completamente cheio e o negócio aumentar exponencialmente. “É claro que isto é importante para a nossa economia e ainda bem que funciona-mos como um ponto de encontro”, referiu.

A autarquia do Sabugal, presidida por António Robalo (PSD), realizou um presépio no qual “foram usados elementos recolhidos na natureza, como troncos de castanheiros (mais de 500 toneladas), heras e musgos, entre outros, que serviram de base à construção efectuada a uma escala onde os visitantes têm a percepção de fazer parte do presépio, como sendo elementos ou personagens do mesmo”.

A inauguração aconteceu na passada sexta-feira, contando com um concerto pela Ópera Intermezzo e um espectáculo de patinagem no gelo, entre outras iniciativas. Para além de muitas outras iniciativas paralelas, o Sabugal conta também com uma pista de gelo ecológica para os visitantes “mais radicais”, bem como uma exposição de presépios no Museu local e da mostra de trabalhos realizados por alunos das escolas do concelho e de instituições particulares de solidariedade social, intitulada “Natal Fantástico, Reutilize o Plástico”.

Foto inicial: município do Sabugal.