CM de Celorico da Beira apoia alunos do ensino superior com 15 mil euros, candidaturas terminam amanhã

As candidaturas ao apoio da Câmara Municipal de Celorico da Beira para oito novas bolsas de estudo para alunos que se encontram a frequentar o ensino superior (licenciatura ou bacharelato) no ano lectivo de 2018/2019 termina amanhã. Os estudantes aprovados vão receber um apoio de 75 euros mensais, durante 10 meses e será válido para todos os anos do curso desde que o aluno mantenha os critérios que lhe permitam revalidar a bolsa. Este ano irá contar com 20 beneficiários, 12 dos quais são alunos que reuniram as condições necessárias para renovarem este subsídio, existindo oito novas bolsas em aberto.

No total, a autarquia destinou a esta rubrica um valor de 15 mil euros, cabendo anualmente a cada estudante 750 euros, que têm por objectivo ajudar a pagar as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas. Os candidatos podem aceder a este incentivo financeiro por duas vias. Quer devido às necessidades económicas do agregado familiar. Ou por mérito, quando o estudante tem aproveitamento escolar excelente, de acordo com critérios definidos pela autarquia.

A necessidade de atribuir este auxílio económico tem a ver, segundo a autarquia, “com a inserção geográfica do concelho de Celorico da Beira numa das regiões mais desfavorecidas da Beira Interior e consequentes dificuldades económico-sociais da população residente”. “Verificada a necessidade de activar e desenvolver o estímulo cultural e cientifico aos residentes do concelho de modo a que cada vez mais as assimetrias regionais se vão esbatendo”, pode-se ler no regulamento de atribuição de bolsas.