Celorico da Beira recebeu treino da selecção nacional sub-16 e vai acolher dois jogos do Torneio de Desenvolvimento da UEFA

O Estádio Municipal de Celorico da Beira recebeu hoje o último terno da selecção portuguesa de futebol Sub-16 antes do início, amanhã, frente à Bélgica, em Figueira de Castelo Rodrigo, do Torneio de Desenvolvimento da UEFA, uma prova internacional que conta ainda com a participação da Suécia e do Paraguai. Celorico da Beira vai também receber duas partidas desta competição internacional, que se disputa no Distrito da Guarda, quando acolher no domingo, pelas 15h00, o jogo Suécia – Bélgica e na terça-feira, às 10h30, a derradeira partida de Portugal frente à Suécia.

Esta é uma prova não oficial criada pela UEFA, com o propósito de desenvolver o futebol de formação, proporcionando experiências internacionais aos jovens atletas, contando com várias edições por ano, espalhadas pela Europa, permitindo o desenvolvimento dos jogadores rumo ao nível de elite. “Esses jogos amigáveis, bem como a preparação que envolvem, são fundamentais para facilitar o processo de desenvolvimento do jogador. Os torneios de desenvolvimento Sub-16 são também projectados para preparar o caminho aos jogadores para a faixa etária Sub-17, na qual tem lugar a competição a nível europeu. Desses torneios têm sido dadas excelentes referências por parte de federações, treinadores e peritos técnicos”, explica o organismo que tutela o futebol europeu.

Apesar do carácter amigável da competição, os jogadores querem demonstrar o seu valor e falam em vencer a prova, como foi o caso do médio do FC Porto, Tiago Antunes, que considerou após o treino de hoje que o objectivo é ganhar. “O nosso objectivo passa sempre por vencer todos os encontros e consequentemente o torneio, mas o nosso pensamento é sempre jogo a jogo. Sabemos a qualidade que temos, independentemente do adversário. O de amanhã, tal como os confrontos seguintes, é bastante forte, mas vamos fazer tudo para ganhar. É esse o nosso objectivo”, defendeu o jogador da selecção nacional que na próxima segunda-feira (11h00) volta a treinar em Celorico, pelas 10h30.

O estádio celoricense, de resto, recebe ainda o treino da Suécia no sábado pelas 11h30 e foi um dos escolhidos como palco da competição depois da estrutura técnica da Federação Portuguesa de Futebol ter verificado as boas condições do relvado, algo que deixou o presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira satisfeito. “É sempre honroso receber uma selecção nacional e é também um motor para ajudar a divulgar o concelho”, explica Carlos Ascensão.

No que respeita à convocatória da selecção portuguesa, o Benfica é a equipa mais representada nesta convocatória com sete atletas (António Silva; Guilherme Montóia; Gustavo Mendonça; João Tomé; Martim Neto; Rafael Afonso e Ricardo Ribeiro), seguida pelo FC Porto com seis jogadores (Diogo Abreu; Francisco Ribeiro; Ivan Cardoso; João Sérgio; Leandro Dias e Tiago Antunes), pelo Guimarães (com João Resende; Vasco Sousa). Já o Sporting conta apenas com um elemento (Joelson Fernandes), tal como Braga (Rodrigo Gomes), o Nancy (Marco Torres), o Sion (David Melo) e Palmeiras (André Ferreira).