Celorico da Beira recebe exposição fotográfica sobre discriminação

O Centro Cultural de Celorico da Beira vai receber de 31 de Janeiro a 21 de Fevereiro, uma exposição intitulada “Singular do Plural”, promovida pela EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza em colaboração com a Rede Social de Celorico da Beira e o NLI. Inserida na campanha nacional “A discriminação é falta de educação”, a exposição “Singular do Plural”, da autoria de Maria José Vicente e Sérgio Aires e promovida pela EAPN Portugal.

A exposição é composta por quarenta fotografias, que têm percorrido o país, de norte a sul. Em Celorico da Beira, a inauguração da exposição está agendada para dia 31 de Janeiro, pelas 10h00, no Centro Cultural. Antes da cerimónia inaugural, terá lugar a tertúlia “Singular do Plural: estórias das nossas vidas”, direccionada para a comunidade cigana.

“Os mentores do projecto visam, essencialmente, sensibilizar a população para a problemática das comunidades ciganas, combater a discriminação e exclusão social, desconstruir estereótipos e alterar a imagem social (negativa) destas comunidades na sociedade”, refere uma nota da autarquia, adiantando que o objectivo é “promover o conhecimento sobre esta comunidade (plural), a sua cultura e tradições, influencia positivamente a imagem social destas pessoas, fomenta a inclusão social, a aceitação positiva e impulsionadora do enriquecimento social, económico e cultural e contribui para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária”.