Celorico da Beira realiza 40ª edição da Feira Queijo Serra da Estrela

O queijo Serra da Estrela será a atracção principal da festa entre 22 a 24 de Fevereiro naquela que é a 40ª edição da Feira Queijo Serra da Estrela. Este produto, porém, segundo o município, é apenas o mote para visitar Celorico da Beira, devido ao cartaz de iniciativas que promete: muita animação de rua, música diversa (popular, folclore, de baile, acordeão, concertinas, Dj) revista à portuguesa, artesanato, gastronomia, teatro em movimento, caminhada, entre outras actividades.

No primeiro dia (sexta-feira) os visitantes podem contar com o almoço convívio e a degustação de queijo, para além de muita música, animação de rua e, à noite, no Centro Cultural, com o espectáculo de Revista à Portuguesa “VOLT’A PORTUGAL EM REVISTA”. Já o sábado, à noite, é reservado para os fãs do cantor Toy, cabeça de cartaz deste ano. No domingo de manhã terá lugar a caminhada “Rota do Pastor” e muita animação infantil e musical.

O certame encerrará com aquilo que o município designa por “chave de ouro”: o programa “Somos Portugal” da TVI, que será emitido em directo de Celorico da Beira. Um evento que segundo a autarquia “dará grande visibilidade ao evento e constituirá uma janela de oportunidades para a projecção do município, da riqueza do seu património arquitectónico, da sua gastronomia e das suas potencialidades.

Ao longo destas quatro décadas, o evento teve denominações diferentes (concurso, feira, festa homenagem), sempre com o objectivo de promover o produto rei – o queijo Serra da Estrela – uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, verdadeiro cartão-de-visita do concelho e embaixador da Serra da Estrela no país e no mundo. O 1º Concurso – feira do queijo Serra da Estrela de Celorico da Beira ocorreu em 1979, no âmbito da acção de promoção deste produto nobre da pastorícia, encetada pelo Parque Natural Serra da Estrela em colaboração com as autarquias, por alturas do Carnaval, com o intuito de dinamizar o sector, dignificar as profissões de pastor e de queijeira e, simultaneamente, de atrair jovens para esta área de actividade.

De acordo com o livro “O Queijo Serra da Estrela e a Transumância” de Alberto Trindade Martins, participaram neste certame 322 concorrentes, um número superior à totalidade dos participantes dos outros concelhos onde se realizaram concursos neste ano, a saber: Seia, Gouveia, Manteigas e Guarda.