Celorico da Beira deverá ter acesso ao serviço de fibra óptica já a partir do fim deste mês

Celorico da Beira vai passar a contar já a partir do fim deste mês com serviço de fibra óptica que irá assegurar um nível elevado na transmissão de sinais e dados, voz e vídeo. A primeira fase do investimento da Altice neste território, que rondará os 350 e os 400 mil euros, vai dotar com esta nova tecnologia a vila, bem como um conjunto de outras localidades, estando previsto para breve mais duas empreitadas com o objectivo de cobrir todo o território do concelho.

Este investimento, que resulta de negociações entre a Câmara Municipal e a operadora, compreende uma primeira fase de inalação de fibra que deverá começar a oferecer o acesso à tecnologia de fibra, já partir do fim do mês, para os residentes de Celorico da Beira, Casas do Soeiro, Aldeia da Serra, Cortiçô da Serra, Vide-Entre-Vinhas, Espinheiro e Vila Boa do Mondego. Linhares da Beira também irá contar com a nova tecnologia, mas que será realizado através de um projecto ligado às Aldeias Históricas.

A operadora deverá brevemente arrancar com outra empreitada para fornecer a mesma tecnologia ao eixo compreendido entre o Fornotelheiro e Lajeosa do Mondego. “A opção de cobrir inicialmente as localidades que devem dispor dos serviços já a partir do fim deste mês prende-se exclusivamente com motivos técnicos”, referiu uma fonte ligada ao processo, assegurando que a Câmara Municipal está a desenvolver todos os esforços para servir todo o concelho com este novo serviço. “As opções partem sempre da operadora que por motivos técnicos estruturou desta forma a empreitada”, concluiu.